sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Entrevista SOBREVIVENDO ao MUNDO MODERNO

Oi gente, essa entrevista foi publicada no Blog SMM há mais de dois meses. Coincidiu com aquele período difícil de afastamento pelo qual eu passei e então, ela ficou sem ser publicada no meu blog. Aqui está ela, na íntegra, com meu pedido de desculpas à querida Greice Castro. Eu amei responder  a essas perguntas e espero que vocês gostem das respostas:


Boa Tarde Sobreviventes! Mais uma semana se inicia! 
E aqui no SMM vamos iniciar com uma entrevista. A entrevistada é a Valéria Schmitt, autora da série Outono!
Como eu tinha visto várias entrevistas dela e quase sempre as mesmas perguntas tentei diferenciar um pouco.
Sabe qual a melhor parte? A banda escolhida por ela foi Engenheiros do Hawaii - que eu amo de paixão! ♥
Estão prontos? Vamos lá.




SMM: Dentista por formação, já foi professora de ciências, mas antes de publicar seu primeiro livro já escrevia artigos relacionados à sua formação. O que a motivou escrever ficção? Ainda exerce sua profissão anterior ou concilia com a escrita?

VS: Eu sempre fui fascinada por ficção, romance, fantasia e foi exatamente por causa disso que,  depois dos artigos científicos, da coluna do Jornal e do primeiro livro (sobre Programação Neurolinguística), eu quis me enveredar por esses caminhos onde tudo é possível, onde não se tem compromisso com a realidade e a criação é solta, livre! "Foi fantástico escrever fantasia "(sem pedir perdão pelo trocadilho, risos). E, sim, eu ainda exerço a Odontologia, consigo conciliar as minhas duas paixões.

SMM: Como foi sua experiência como professora? Voltaria a lecionar e por quê?

VS: Foi extremamente gratificante lecionar. O contato que eu tinha com os adolescentes de 12 e 13 anos só fez aumentar mais ainda a minha vontade de escrever para o universo deles. Eu fazia o tipo "professora amiga", que se sentava em cima da mesa e ia conversando enquanto apresentava meu conteúdo escolar. Deixei boas amizades entre os meus alunos e tenho contato com alguns até hoje. Voltaria a lecionar sim, sempre gostei de ensinar.

SMM: Por que escolheu o gênero Fantasia infanto-juvenil depois de publicar Muito Além do Passado? Como foi essa transição?


VS: O gênero fantasia já era um sonho antigo e a escolha, na verdade, havia sido anterior aos outros livros, só que a escrita não fluía. Outono começou a ser escrito mais de uma vez antes de que a história saísse aos borbotões da minha cabeça. "Muito Além do Passado" foi um livro "não programado". Um belo dia eu me sentei, sem o meu notebook, peguei umas folhas de receituário e comecei a escrever. Foram mais de 30 páginas de uma só vez! Então, foi meio que natural passar de um gênero ao outro.

SMM: Outono, saga ou série?


VS: Série, pois, o período de tempo vai ser de exatamente um ano (quatro estações). Para ser uma saga eu deveria contar a história em um período de muitos anos.


SMM: O que a levou escolher as estações do ano como títulos para a série?


VS: Primeiro porque a história começa no mês de abril onde é Outono no Brasil. Depois vem o fato de a cor dos olhos da Carol ser, muitas vezes, comparada à cor da folha de Outono e depois, no decorrer do livro, ela pensa que aquele Outono prenunciaria um Inverno negro e tenebroso em sua vida ( e ela tem razão, seu Inverno não será fácil). Por outro lado, à medida que as coisas forem mudando em sua vida, isso será como a mudança que as estações do ano provocam nas nossas próprias vidas. Subjetivamente, cada estação implica num sentimento diferente nas pessoas e não será diferente com a Carol.

SMM: Outono tem várias referencias a Harry Potter, mas seus personagens tem personalidades diferentes da obra de J. K. Rowling. Você se inspirou em alguém que conhece ou 'montou' a personalidade de cada personagem.


VS: Eu me inspirei em várias pessoas que conheço, inclusive em mim, mas, também criei traços da personalidade de cada um dos meus personagens de acordo com o papel deles na história. Fiz uma miscelânea entre observar o comportamento e o jeito de ser de algumas pessoas e criar os meus personagens com as características que eu queria para cada um.

SMM: Por que o nome Hypollitus para o vilão?


VS: Eu queria um nome forte, digno de um vilão. Hypollitus é um nome que inspira medo, mas, ao mesmo tempo sugere uma pessoa arguta e inteligente. Era exatamente o que eu imaginava para o meu vilão.

SMM: Se a série Outono for adaptada para o cinema nacional, que ator você indicaria para interpretar os protagonistas da série?

VS: Olha, eu não conheço muito dos atores brasileiros, principalmente os mais novinhos, mas, vou tentar achar com base no que eu conheço:


Carol: Marina Ruy Barbosa ou Juliana Paiva
Sissi: Bruna Marquezine ou Alice Wegman
Bernardo: Eu criei o Bernardo com as características do meu filho mais velho, então, fica difícil olhar para outro rosto e pensar nele, (risos). Mas, o Kleber Toledo seria ótimo no papel. Outra opção, se ele fosse mais novo seria o Thiago Fragoso. Pesar de ele ainda manter a fisionomia de novinho...
Erick: Humberto Carrão ou Guilherme Leicam de Malhação (ele seria perfeito se usasse lentes para ter os olhos negros)

Hypollitus: O Alexandre Borges se deixasse os cabelos negros e compridos seria um excelente ator para interpretar Hypollitus.

SMM: Se eu puder votar certamente ficarei com Klebber Toledo e Guilherme Leicam ;p

SMM: Qual o próximo título da série? Tem previsão de publicação?


VS: O próximo título é Inverno e creio que será publicado no início do próximo ano. Apesar de ter muita gente me cobrando a continuação de Outono para mais brevemente, acho que não vou conseguir.

SMM: O que os fãs de Outono pode esperar na sequencia?


VS: A Carol agora não é mais uma menininha frágil e medrosa. Ela amadureceu "na marra" e se descobriu uma mulher forte que não tem nada de indefesa. No próximo livro ela demonstrará mais da sua força porque sofrerá muitas perdas... Mais do que isso não posso falar.

SMM: Vamos lá - um Bate-Volta de perguntas e respostas.

  • Signo: Áries
  • Cor: Vermelho
  • Esporte: Natação
  • Comida: Pizza
  • Bebida: Vinho
  • Amigos: Irmãos de longa data que amo demais
  • Família: Meu tudo
  • Deus: O início e o fim de tudo o que conhecemos, alfa e ômega.
  • Dinheiro: Necessário para o conforto, o bem estar e a vida com dignidade.
  • Hobby (além de escrever (risos)): Ler muuuuito.
  • Uma característica: Persistência
  • Um defeito: Teimosia (quando a persistência vira teimosia, risos).
  • Não suporta: Mentira (tenho asco).
  • Admira: Pessoas gentis.
  • Um medo: Perder as pessoas que amo para a morte.
  • Uma mania: colocar as coisas nos lugares certos.
  • Um homem: Dalai Lama
  • Uma mulher: Lady Di
  • Um ator: Sean Connery
  • Uma atriz: Glória Pires
  • Um personagem: Capitu. Não gosto muito de Machado de Assis, mas, amo a Capitu.
  • Banda/cantor: A Ha, Engenheiros do Havaí, Julio Iglesias.
  • Uma musica: Perhaps Love
  • Um filme: As Invasões Bárbaras - Sem dúvida nenhuma, o melhor filme que já assisti.
  • Um autor: José de Alencar
  • Um livro: Quando Florescem os Ipês
  • Uma viagem inesquecível: França 2006 - Comemorei meu aniversário lá - Presente do meu marido.
  • Uma lembrança de infância: Meu pai me carregando no colo, era uma sensação maravilhosa de me sentir protegida de tudo.
  • Uma frase: "Sentir ódio ou ter ressentimento por alguém é como beber um cálice de veneno esperando que a outra pessoa morra." Shakespeare 
  • O melhor do Brasil: Seu povo hospitaleiro e generoso, sua natureza maravilhosa.
  • O pior do Brasil: A falta de vergonha do mesmo hospitaleiro e generoso que se esquece de tudo na hora de vender seu voto.
  • Valéria por Valéria: A Valéria é uma pessoa sincera ao extremo, que fala tudo o que pensa, generosa até demais, ama seus filhos acima de qualquer coisa e é romântica até mandar parar. Um pouco intelectual, coleciona livros (físicos e virtuais), não pode ver um sebo e morre por uma livraria. Adora ler e viajar (e também viaja enquanto lê), ama mitologia Grega e Romana. Tem um lado meio dona de casa e mãe que a faz ter um pé bem longe do feminismo. Gosta muito de cozinhar, mas, também tem um lado meio dondoquinha, que não dispensa o salto alto, o perfume e a maquiagem. Acho que a Valéria é um pouco de tudo e reúne em si características que vão de um extremo ao outro, risos.

SMM: E para finalizar, 4 Top 5:

- 5 autores nacionais: Ganimedes José, Zíbia Gasparetto, Roberto Drummond, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade
- 5 autores internacionais: Rick Riordan, JK Howling, Dan Brown, Gabriel García Marquez, Shakespeare
- 5 livros nacionais: A Moreninha, O Tronco do Ipê, O Guarani, Tieta do Agreste, Giselle
- 5 livros internacionais: Ana Karenina, Romeu e Julieta, Todos os Harry Potter, a coleção "O Ladrão de Raios", Maria Antonieta

VS: Você pode ver que sou bem eclética, risos.

Bem povo, é isso aí. Eu gostei bastante das respostas da Valéria e, aos fãs de Outono, qual a preferencia de vocês para uma possível adaptação para o cinema Nacional? 
Eu já deixei minha opinião ali em cima ;p
Só de imaginar o Guilherme Leicam com os olhos negros eu me apaixono! Acho que ele tem tudo a ver com o Erick. E vocês meninos? Quem preferem para Carol e Sissi?
Para quem não conhece, ficou curioso? Da um 'pulinho' na Loja Virtual da Valéria e conheça Carol e Pitangui. Tem resenha aqui no blog e lá no blog da Valéria também tem dezenas delas!
Boa Semana a todos e até a próxima!

Greice

Nenhum comentário: